Usando GPS para pedalar. Qual a melhor solução?

O GPS já e largamente difundido e não há muito segredo quanto a aplicação. Antes a tecnologia era mais utilizada em aparelhos dedicado sendo a marca mais conhecida Garmin bastante utilizado entre ciclistas e corredores além de agrimensura, náutica, aviação entre outros.

Mas quanto e como utlizar aparelho dedicado como o Garmim ou um Celular. Ou seja vale a pena investir em um aparelho dedicado?

Garmin Edge 1030
Garmin Forerunner 650
Xiomi Note 7

No meu caso tenho estes três aparelhos acima. Todos conseguem cumprir o papel de captação de sinal de satélite, porém têm funcionalidades distintas. Vamos ver os porquês :

CELULAR
Existem hoje ótimos aparelhos no mercado com muita tecnologia embutida que dá para fazer verdadeiros milagres seja em marcação distâncias, velocidades, altimetria substituindo muito bem os antigos ciclocomputadores daqueles que tinham um imã que contavam o giro por ciclos da roda.


O que mais agrada é a versatilidade do celular e claro a existência de vários aplicativos (APP) dedicados para navegação como o Strava, Garmin Connect, Google Maps sendo talvez tema de mais assuntos por aqui.

É muito prático até porque não desgrudamos dele correto ? Porém vale algumas observações quanto ao uso na bike :

  • Em climas extremos como aqui do interior paulista que chega a 42 graus o celular pode travar por calor excessivo.
  • Possibilidade de quebra em caso de queda já que a grande maioria não é dedicada para uso extrema ao ar livre.

Porém, contudo, todavia… Não há duvida que ela é salvadora em muitos casos como ficar cansado e pedir ajuda ou tirar fotos com os amigos. O meu celular vai dentro da mochila. E o seu ? Vai bem protegido também?
Veja mais : https://viverciclismo.com/2021/10/10/mochila-de-hidratacao/

O motivo de quebra talvez seja um dos maiores agravantes porque já sabemos a dependência que temos com o celular hoje em dia. Proteja bem o seu celular seja com um suporte adequado no guidão ou uma bolsa propria para carregar.

GARMIN FORERUNNER 650 MUSIC
Relógio de pulso com boa visibilidade, sendo totalmente customizavel. Tem grande capacidade de armazenamento interno, carregamento USB podendo funcionar como Smart Watch recebendo informações de seu celular além de chamadas. Pode ser conectado a um fone BlueTooth para escutar musicas armazenadas ou pelo Spotify, receber chamadas ou os PACES de corrida.

Compaheiro ideal os treinos a pé , na bike ou outras atividades sendo compatível com Garmin Connect. Tem 1 ano de garantia.


Este relógio tem capacidade inúmeras sendo meu aparelho favorito tanto pela beleza do relógio que pode ser usada como um acessório do dia-a-dia como para os passeios e treino na bike ou quando preciso priorizar o batimento cardíco como treino.

Ele tem praticamente as mesma possibilidade da linha EDGE na confguração das telas nos perfis de atividade. É excelente para correr a pé pois não precisa da cinta cardiaca para medir o pulso e se for usada durante o sono, pode também fazer a medição.

No entanto não costumo usar ele como dispositivo de navegação, mas para medir a kilometragem e pace no caso de corrida a pé ou para a velocidade média e trecho percorrido no caso da bike.

E poque não navego com ele :

  • Não conseguir colocar os mapas do TrackSource compatíveis para a linha EDGE, sendo necessário comprar.
  • Visor pequeno se comparado ao EDGE 1030. Aí é comodismo mesmo…srsrrsr

Acho uma excelente opção para pedalar e correr e tem tudo em um só lugar. Tem boa durabilidade de bateria, fácil de passar as telas durante a atividade e boa leitura dos tempos durante a corrida podendo os Pace serem passados por fone bluetooth.

Uma boa opção mais em conta seria o Forerunner 245 Music pois tem as mesmas funcionalidades e capacidade.


GARMIN EDGE 1030
Este aparelho é o topo de linha dos modelos EDGE para ciclismo, tem alta autonomia de bateria, ampla tela com várias interfaces todas programáveis além de bastante robusto aguentando interpéries e climas variados. Possui precisão barométrica para medir altitudes.


Tudo que é bom a gente não esquece não é verdade ? Este é o caso deste aparelho que tem fucionalidades que não acabam nunca. Diferente do celular este é um aparelho dedicado, ou seja, feito para ciclismo.

Acredite aqui vale cada centavo investido quando a questão é horas pedalando e ter que seguir um trajeto salvo e também aguentar todas as situações com você e sua bike independente das condições de clima, estrada ou trilha. Ele não vai te deixar na mão. Ai vai alguns porquês :

  1. Estrutura robusta aguentando quedas e intemperies.
  2. Excelente captação de sinal de satélite GPS e GlossNass.
  3. Tela TouchScreen podendo navegar com luva fechada.
  4. Boa interface para leitura trilhas. Várias interfaces para cada perfil de atividade todas customizáveis.
  5. Conectividade com vários sensores e periféricos.
  6. Software Garmin Connect com vários relatórios.
  7. Parcerias com Strava, Wikiloc, TrainingPeaks, entre outros.
  8. Expansão de memória com cartão Micro SD. Dá para levar todas as trilhas.


Apresentei 3 visões diferentes do que usar para pedalar, desde a mais simples que é o proprio celular até uma mais sofisticada como é o caso EDGE 1030. Existem outras soluções mas vai ficar longo demais falar de todas. Gosto muito da Garmin pelo fato de achar fácil as soluções seja de software ditando o padrão de mercado, conectividade com vários periféricos e ótimo atendimento pós venda, que acompanhei aqui na Loja (Catanduva Bike Sport).

Ter um GPS em mãos é a abertura de novas fronteiras para seus pedais seja onde for, seja onde estiver.

Com os software certo e bom planejamento suas pedaladas serão só diversão.

Caso tenha alguma dúvida entre em contato…Terei prazer em ajudá-lo(a).
Whats (17) 99702 6545 ou mail : alefujita@yahoo.com

Deixe uma resposta

Powered by WordPress.com. por Anders Noren

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: